
Foto: Sandro Menezes/Assecom
O Ministério de Portos e Aeroportos e a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) lançaram, nesta quarta-feira (17), o edital de licitação para a construção de defensas nos pilares da Ponte Newton Navarro, em Natal. O investimento, estimado em quase R$ 50 milhões, vai garantir mais segurança à navegação e permitir que o Porto de Natal opere 24 horas por dia, ampliando o recebimento de navios de maior porte.
A obra é resultado da articulação entre o Governo do Rio Grande do Norte e o Governo Federal, demanda defendida há anos pela governadora Fátima Bezerra. Para ela, a intervenção representa um marco para a logística e o desenvolvimento do estado, com impactos diretos na economia local, geração de empregos e oportunidades de negócios.
O ministro Silvio Costa Filho destacou que as defensas serão estratégicas para ampliar as operações portuárias, enquanto o presidente da Codern, Paulo Henrique Macedo, lembrou a luta histórica por essa conquista. O edital (Processo nº 186/2025) já está disponível no Diário Oficial da União, com cadastramento das propostas marcado para 16 de setembro e abertura dos lances em 17 de novembro de 2025.