Publicidade:

URGENTE: Jair Bolsonaro é preso preventivamente e deixa prisão domiciliar em Brasília

Lado B Notícias – 22 de novembro de 2025

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22) pela Polícia Federal. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Jair Bolsonaro é preso preventivamente e deixa prisão domiciliar em Brasília. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22) pela Polícia Federal, que cumpriu mandado de prisão preventiva expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Com a decisão, Bolsonaro deixa a prisão domiciliar humanitária que cumpria desde 4 de agosto e será encaminhado para o sistema prisional comum.

Em nota divulgada há pouco, a PF confirmou que a prisão ocorreu “em cumprimento a decisão do STF” e que o ex-presidente está sendo conduzido para a Superintendência Regional da corporação no Distrito Federal.

A medida foi motivada, segundo o despacho de Moraes, pela convocação feita ontem (21) pelo senador Flávio Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente, para uma “vigília de orações” em frente à casa onde Jair Bolsonaro estava em prisão domiciliar, em Brasília. Para o ministro, o ato poderia “causar tumulto” e até facilitar “eventual tentativa de fuga do réu”.

Na mesma decisão, Alexandre de Moraes determinou:

  • Audiência de custódia por videoconferência neste domingo (23), na sede da PF no DF;
  • Disponibilização de atendimento médico em tempo integral ao ex-presidente;
  • Autorização prévia do STF para todas as visitas, exceto advogados e equipe médica.

Ainda na sexta-feira, a defesa de Bolsonaro havia protocolado pedido de manutenção da prisão domiciliar humanitária, alegando que o ex-presidente possui “doenças permanentes que demandam acompanhamento médico intenso” e que sua transferência para o Complexo Penitenciário da Papuda colocaria sua saúde em risco. O pedido ainda não foi respondido.

Condenação de 27 anos

Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pelo Núcleo 1 da trama golpista julgada pelo STF. Com o trânsito em julgado parcial da sentença, a execução da pena pode começar nas próximas semanas para ele e outros réus do mesmo núcleo.

Desde agosto, o ex-presidente estava em prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica após descumprir medidas cautelares impostas anteriormente pelo STF – entre elas, proibição de usar redes sociais (direta ou indiretamente), de manter contato com embaixadas, consulados ou autoridades estrangeiras.

A prisão preventiva desta manhã representa a primeira vez, desde o início das investigações sobre tentativa de golpe de Estado, que Jair Bolsonaro perde o benefício da prisão domiciliar e passa a cumprir pena em regime fechado comum.

O Lado B Notícias segue acompanhando o caso e trará atualizações assim que houver novas informações oficiais.

Comentar esta notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lado B Notícias - Logo Rodapé

Contate-nos