
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou que 16 países retiraram as restrições à importação de carne de aves do Brasil, impostas após um caso de gripe aviária no Rio Grande do Sul. A medida foi tomada após o cumprimento dos protocolos internacionais, que exigem, entre outros critérios, um período de 28 dias sem novos registros da doença em granjas comerciais.
O Brasil foi declarado livre da influenza aviária no último dia 18, depois da única ocorrência confirmada da doença em uma granja comercial no município de Montenegro, em 16 de maio. A confirmação oficial veio após a completa desinfecção do local, concluída em 22 de maio. Países como Argélia, Paraguai, Egito, Vietnã e outros já retomaram a importação do produto brasileiro.
Apesar da retomada por parte desses 16 países, ainda há restrições em vigor. Catorze países e a União Europeia mantêm embargo total à carne de aves brasileira, enquanto outros 19 países, além do Reino Unido, restringem a importação apenas à carne vinda do Rio Grande do Sul. Já Catar, Emirados Árabes e Jordânia suspenderam a importação exclusivamente de produtos do município de Montenegro. O Mapa segue dialogando com autoridades internacionais para fornecer esclarecimentos técnicos sobre o caso.