
Foto: Carmem Felix
O Governo do Rio Grande do Norte lançou nesta quinta-feira (9) o programa “RN+ Exportação”, que institui uma nova política estadual de incentivo à exportação. A medida busca reduzir os impactos do tarifaço imposto pelos Estados Unidos e ampliar a presença de empresas potiguares no mercado internacional — especialmente micro, pequenas e médias.
A governadora Fátima Bezerra destacou que o programa resulta de parceria entre o governo, o Sebrae e entidades empresariais, com foco na diversificação da pauta exportadora e na geração de empregos.
O vice-governador Walter Alves afirmou que a iniciativa reforça o compromisso do governo com o desenvolvimento econômico, enquanto o secretário da SEFAZ, Carlos Eduardo Xavier, e o titular da SEDEC, Alan Oliveira, ressaltaram que o projeto também fortalece setores como sal e pescado e prevê dobrar a compensação dos incentivos do Proedi.
O programa, coordenado pela SEDEC, inclui ações de capacitação, apoio logístico, facilitação de crédito e participação em feiras internacionais, em parceria com o Sebrae. A meta é alcançar até 140 empresas exportadoras até o final de 2026.

