
Foto: Reprodução
O governo dos Estados Unidos estuda proibir temporariamente a entrada de brasileiros no país durante a Copa do Mundo de 2026, que será sediada por EUA, México e Canadá. A medida, segundo o analista Lourival Sant’Anna, da CNN Brasil, está sendo considerada pelo presidente Donald Trump como parte de uma estratégia de pressão diplomática contra o Brasil, que também inclui aumento de tarifas sobre produtos brasileiros.
O endurecimento na concessão de vistos já começa a ser sentido. Parlamentares brasileiros relataram limitações nas autorizações de entrada em território americano. Caso a proibição se confirme, torcedores brasileiros podem enfrentar obstáculos para acompanhar a Seleção durante o torneio, marcado para ocorrer de 11 de junho a 19 de julho, com participação garantida do Brasil.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) acompanha a situação com preocupação, mas, por ora, evita manifestações públicas. Internamente, a entidade prepara reuniões com o governo federal para tentar evitar sanções que prejudiquem os torcedores. A Fifa ainda não se posicionou, mas o presidente Gianni Infantino, aliado de Trump, já declarou que fãs internacionais serão bem-vindos. A tensão também levanta alertas para os Jogos Olímpicos de 2028, que ocorrerão em Los Angeles, ainda sob a gestão Trump.