Estudo revela que 40% da população do Brasil já foi vítima de golpes através da internet

Foto: Postado por Agência Brasil

Um levantamento da TransUnion revelou que 40% dos brasileiros já foram alvo de fraudes por e-mail, telefone ou mensagens, e 10% afirmaram ter caído em golpes, com perdas médias de R$ 6.311. Globalmente, 53% dos entrevistados relataram ter sido alvo de fraudes entre agosto e dezembro de 2024, sendo o vishing — ligações falsas se passando por empresas — o golpe mais comum. A Geração Z foi a mais afetada, com 38% relatando prejuízos.

O estudo também apontou um aumento de 11% nas tentativas de fraudes digitais em 2024 em relação a 2023, com destaque para a invasão de contas, que cresceu 20%. No Brasil, o índice de fraude digital chegou a 5,4%, acima da média global, e 6,1% nas transações domésticas — a sexta maior taxa entre os países analisados.

A insegurança digital afeta diretamente o comportamento do consumidor: 77% dos entrevistados disseram que a proteção dos dados é fator crucial na hora de fazer negócios online, e quase metade já abandonou compras virtuais por suspeita de fraude. No Brasil, 40% desistiram de serviços online por não confiarem na segurança ou acharem o processo excessivo.

As comunidades virtuais lideram o ranking global de tentativas de fraude digital, com 15,2% no Brasil. Fraudadores exploram a confiança em plataformas sociais e de relacionamento para aplicar golpes emocionais e financeiros. Especialistas alertam que o investimento em tecnologias de segurança e prevenção é essencial para proteger os consumidores e manter a reputação das empresas.

Fonte: Agência Brasil

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