
Com relatoria da deputada Carla Dickson (União-RN), a Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro, o Projeto de Lei 323/25, que prevê a oferta gratuita de sensores de glicose do tipo flash pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes com diabetes mellitus. O dispositivo é aplicado no braço e permite a leitura dos níveis de glicose por meio de celular ou aparelho compatível, reduzindo a necessidade de picadas frequentes no dedo.
Ao apresentar parecer favorável à proposta, a deputada Carla Dickson destacou que a medida representa um avanço significativo no cuidado com pessoas com diabetes, ao possibilitar um controle glicêmico mais eficaz, diminuir episódios de hipoglicemia e proporcionar mais conforto e qualidade de vida aos pacientes atendidos pela rede pública.
Segundo a relatora, apesar do investimento inicial necessário para a incorporação da tecnologia, o monitoramento contínuo da glicose contribui para a prevenção de complicações graves da doença, como problemas renais e perda de visão, além de reduzir internações e outros custos assistenciais, trazendo economia ao SUS no longo prazo.
De autoria da deputada Renilce Nicodemos (MDB-PA), o projeto segue em tramitação conclusiva na Câmara e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.