
Foto: Agência Brasília
O Brasil está oficialmente fora do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU). A informação foi confirmada nesta segunda-feira (28) durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares (UNFSS+4), realizada na Etiópia. Segundo o relatório O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025 (SOFI 2025), produzido pela FAO – braço da ONU para alimentação e agricultura – o país atingiu índice inferior a 2,5% da população em situação de subnutrição, limite considerado para exclusão do mapa.
O Mapa da Fome é uma ferramenta da FAO que identifica nações com níveis críticos de insegurança alimentar crônica, quando mais de 2,5% da população não tem acesso regular a alimentos suficientes para manter uma vida saudável. O relatório considera médias trienais, e os dados mais recentes, do período 2022 a 2024, mostram que o Brasil voltou a ficar abaixo desse percentual. O país já havia alcançado esse status em 2014, mas havia retornado ao mapa no triênio 2018-2020.
Em nota oficial, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome afirmou que a conquista foi possível “em apenas dois anos, mesmo após o cenário crítico registrado em 2022”. O texto destaca que a reversão desse quadro se deve a políticas públicas voltadas à redução da pobreza, geração de emprego e renda, incentivo à agricultura familiar, fortalecimento da alimentação escolar e ampliação do acesso à alimentação saudável.
Informações da Agência Brasil