
Foto: Tomaz Silva- Agência Brasil
Um decreto da Prefeitura do Rio de Janeiro oficializou o trajeto do Circuito Preta Gil, com concentração na Rua 1º de Março, entre as ruas do Rosário e do Ouvidor, seguindo até a Avenida Presidente Antônio Carlos, na altura da Rua Araújo Porto Alegre. Apenas blocos autorizados, conforme o planejamento anual da Riotur e da Secretaria Municipal de Cultura, poderão desfilar no percurso.
A decisão reconhece a importância da cantora na revitalização do carnaval de rua na região central da cidade. O texto destaca que Preta Gil teve papel “decisivo” na retomada da folia no centro histórico e transformou o espaço em um verdadeiro “território de cidadania cultural”. Fundado em 2009, o Bloco da Preta é considerado uma das maiores expressões do carnaval carioca, reunindo milhões de foliões nas ruas.
Preta Gil faleceu neste domingo (20), aos 50 anos, em Nova York, vítima de câncer no intestino. Filha de Gilberto Gil com Sandra Gadelha, a cantora e empresária deixa o filho Francisco Gil e a neta Sol de Maria. Além de quatro álbuns de estúdio e dois registros ao vivo, Preta também era sócia da Mynd, uma das maiores agências de marketing digital do país. A família informou que o velório será realizado no Rio de Janeiro, mas ainda não há previsão para o traslado do corpo ao Brasil