
Foto: Divulgação SESAP
O serviço de ortopedia de baixa e média complexidade implantado pelo Governo do Estado no Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba, completou 150 dias de funcionamento com um total de 3.565 atendimentos realizados até a primeira semana de julho. A média diária é de 23 atendimentos, com pico registrado em junho, quando 859 pacientes foram recebidos na unidade.
Desde sua inauguração em fevereiro de 2025, o serviço também contabiliza 452 cirurgias ortopédicas, sendo 114 apenas no mês de maio, o maior volume mensal desde o início das atividades. O objetivo é absorver a demanda de traumas ortopédicos de Macaíba e de outros cinco municípios da Região Metropolitana: Parnamirim, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu e Ceará-Mirim — regiões que, anteriormente, recorriam ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal.
Inédito na rede pública de saúde do Rio Grande do Norte, o serviço é fruto da articulação entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), e o Ministério da Saúde, que destinou R$ 10,8 milhões para custear o funcionamento da unidade ao longo de 2025. A iniciativa reforça a descentralização dos atendimentos de urgência e emergência ortopédica na Grande Natal, contribuindo para a redução da superlotação nos hospitais da capital.